O casamento é um dos sacramentos mais belos que existe. É a união de dois seres que se comprometeram a viver um elo de amor por toda a vida. Muitas vezes, a decisão de casar-se trava as pessoas e, por isso, o importante é você encontrar uma pessoa de quem goste e ter a certeza de que irá ficar com ela.
Um dos fatores para que o relacionamento possa dar certo é sentir o amor de verdade, compreender e respeitar os direitos e limites, enfim, aceitar o outro como ele(a) é, nutrir o outro para que seja a pessoa que Deus quer, sendo necessário ter um entendimento emocional, mental e físico das diferenças entre um homem e uma mulher.
Para que se possa viver bem em família é preciso observar que existe uma ordem a ser respeitada, uma ordem natural, para que todos possam viver melhor em suas relações familiares.
Viver em família é um desafio muito profundo! Se não reconhecermos os esforços que nossos pais fizeram para a nossa existência, significa que nossos filhos não reconhecerão os esforços prestados para a existência deles.
Por isso, devemos construir nossas famílias na rocha. Embora caiam torrentes, venham as enchentes, a nossa família não cairá, porque estará firme como tal.
As relações familiares, assim como as existentes entre amigos, devem ser cultivadas e regadas com respeito, tolerância, demonstração de afeto e alegria compartilhada.
Em todas as relações próximas e contínuas é fácil "ferir o outro" sem que depois desculpas ou pedidos de perdão bastem. É preciso colocar-se no lugar do outro (a) para compreendê-lo (a).
O casamento é o alicerce da estrutura familiar, é uma instituição divina. "Digno de honra entre todos seja o matrimônio" (Hb 13, 4). Foi estabelecido no Éden, honrado pela presença de Cristo e serviu de ocasião para a realização do primeiro de uma série de milagres esplêndidos que Ele fez para provar que era o Filho de Deus e o Salvador do mundo.
"Amai-vos, pois, uns aos outros, ardentemente e do fundo do coração"
(1Pe 1,22b).
Vera Marrocos
Serva consagrada da Comunidade Divina Luz
Nenhum comentário:
Postar um comentário